domingo, 18 de janeiro de 2009

Prêmio Dardos

Quando decidi criar este blog, a minha intenção era torná-lo quase que um livro de memórias.
As minhas preciosas lembranças da infância e juventude, eu não as queria perdidas no tempo. As brincadeiras de rua, os costumes da época, as músicas de carnaval, os programas de rádio, os parques de diversões, os circos, o futebol de domingo, tudo isso precisava ser preservado, para as gerações futuras, a fim de que não caísse no esquecimento, atropelado pelas mesmices globalizadas, de uma sociedade carente de criatividade e inciativas.
Afinal de contas, eu nasci em plena era do rádio, um tempo em que os fatos eram temperados por uma presença saborosa dos programas radiofônicos, quando cada criança criava a sua própria brincadeira e não se postava hipnotizada diante de uma tela, recebendo ordens e aguardando aprovações.
Com as primeiras postagens, e após inúmeras pesquisas, pude perceber que o grande saxofonista Sandoval Dias não era quase mencionado, apesar de ter sido considerado por Radamés Gnatalli, como um dos melhores da sua época. Ora, bolas, ele foi meu tio, e quem melhor do que eu, para reescrever uma parte da história que ele viveu, e da qual fui testemunha!

Escrevi para minha prima, pedindo-lhe que me enviasse tudo que tivesse guardado sobre seu pai, pois iria juntar suas informações às minhas lembranças, e tentar contar um pouco da vida do tio Sandoval, o homem e o músico.
Agora, em função desses ideais que me inspiraram a criação deste blog, sou indicado por um dos mais conceituados blogs de música, o Toque Musical, ao Prêmio Dardos, uma distinção que honra a qualquer um que o receba, pois se trata de uma premiação que não é uma ingênua troca de gentileza, mas uma escolha séria, feita por gente séria.
Agradeço imensamente ao Toque Musical por essa indicação. Confesso que a honra de possuir um link naquele blog já me havia deixado em estado de graça, mas esta indicação foi muito além do que poderia imaginar.

Ainda sensibilizado pela premiação, faço a gora a minha parte, e indico os blogs com os quais gostaria de compartilhar este Prêmio.

Aqueles Tempos : um blog repleto de fotos e menções às tradições de um tempo que muitos, por ignorância ou modismo, procuram apagar da memória, como se uma nação que se preze pudesse desprezar suas raízes.
Linha do Tempo da Invenção Musical : um blog para quem gosta de pesquisar e de se aprofundar na criação artística musical.
São Lourenço - Caminho das Águas : um blog que reúne informação, história e memórias de fatos marcantes na vida de uma das mais tradicionais estâncias hidrominerais do Brasil, contadas com emoção e sensibilidade.
Outros não indico, não porque não existam, mas porque não desejo me deixar levar pelo entusiasmo de agraciar a muitos, sem ter o devido conhecimento pelo conteúdo desses blogs.
Mas, se me fosse dado o direito de indicar a quem me indicou, não vacilaria nem por um momento, e incluiria dentre os melhores, senão o melhor, o Toque Musical, pela preciosidade das obras exibidas e pela riqueza das informações com que os aficionados da boa música são presenteados a cada nova postagem.

A cada indicado cabe fazer o mesmo, e indicar blogs que considerem de alto nível e de elevado padrão de qualidade, dando seqüência a essa seleção que percorre o mundo, com vistas a criar uma autêntica rede de cultura, arte e bom gosto.




6 comentários:

Roberto Luis disse...

Caro Gilberto, venho agradecer pela sua simpática indicação ao Dardos, coisa que eu já estava fazendo com o seu blog "Na Era do Rádio". Enquanto eu ainda estava preparando a minha lista, você já havia publicado a sua. Considero este premio uma maneira de divulgar os blogs de excelência ou de preferência, que no seu caso se enquadra nas duas. Sucessos e muito obrigado, meu irmão!
Roberto Luis.

Gilberto Gonçalves disse...

Amigo, Roberto, a verdade é que quando a gente gosta de algo , no que reconhecemos valor, queremos compartilhar com muitos , e se possível com todos.
Daí essa ansiedade, de um querer promover o blog do outro, numa reação em cadeia, em que a gente deseja que resulte numa grande e cósmica explosão de arte e cultura.
Agradeço a visita e muito sucesso no seu trabalho.
Gilberto.

Flora Maria disse...

Vim agradecer, ainda que com atraso, a indicação do São Lourenço - Caminho das Águas (www.pousodolourenco.blogspot.com) para o "Prêmio Dardos".
O blog é minha simples contribuição para a divulgação de minha cidade, e para a manutenção de algumas histórias antigas.
Beijo
Flora Maria

Gilberto Gonçalves disse...

Minha querida, Flora !
O prêmio foi mais do que merecido, pois ele expressa o meu sincero reconhecimento à sua maneira simples, é verdade, mas repleta de um lirismo inigualável.
Continue assim, porque o seu blog é um espaço insubstituível e difícil de ser igualado.
Beijos.
Gilberto.

Marcos Santos disse...

Olá Gilberto.

Obrigado, mesmo que atrasadíssimo.

Mas a verdade é que o blog ficou congelado por alguns tempos e não sei por que motivo, os comunicados de movimentação estavam entrando como spans no meu email. Daí eu não ter percebido.

Afinal, problemas técnicos já sanados. Vamo que vamo!

Abraços
Marcos

Gilberto Gonçalves disse...

Oi, Marcos !
Não tem o que agradecer, a indicação foi a sincera expressão da minha admiração pelo seu trabalho.
Continue assim, pois o nosso trabalho é puro idealismo, e vale a pena enfrentar todas os incidentes de percurso, porque a causa é nobre.
Um abraço.
Gilberto.